CRO-GO: 6720

+55 62 4101-3962 | 62 98189-9696

Macroestética do sorriso e uso de planejamento estético digital

Macroestética do sorriso e uso de planejamento estético digital

A grande valorização da aparência de cada individuo tem sido amplamente procurados para uma estética facial e harmonização do sorriso.

Para se ter ESTÉTICA ela deve estar na harmonia, no equilíbrio e na simetria.

A BELEZA tem conceito social e está relacionada a fatores biológicos, históricos, temporais, culturais e pessoais.A aparência do sorriso tem grande impacto na vida dos indivíduos afetando desde o convívio social a até mesmo as relações profissionais.  Intimamente ligada à relação social e a autoestima.

A MACRO ESTÉTICA representada pela relação das arcadas dentarias e gengiva, com suas estruturas circunvizinhas e face. A estética facial deve estar em harmonia, proporção, unidade e ordem. Contribui para um correto diagnostico e planejamento do caso. O sorriso BELO, atraente e saudável envolve o equilíbrio entre forma e simetria dos dentes, lábios e gengiva, e da maneira com que se relacionam e harmonizam com a face.

As características faciais não necessariamente devem ser simétricas para serem BELAS. Pequenas variações são características da natureza imprimem individualidade e personalidade.

A região bucal é o lugar que apresenta as mais expressivas e mímicas reações da face, onde o SORRISO é o ponto máximo de inter-relação pessoal. Perfeita integração entre lábios, dentes e gengiva.

A estética gengival e a dental atuam em conjunto proporcionam um sorriso com harmonia e equilíbrio. Um defeito gengival não pode ser compensado pela qualidade do material restaurador (resina ou porcelana) e vice versa.

Dentes Centrais são responsáveis pelo equilíbrio e estética bucal, chamados DONOS DO SORRISO. A dominância dos centrais pode influenciar na sensualidade do sorriso, principalmente nas mulheres. Com os lábios em repouso a borda dos incisivos centrais deve ser visível, o que confere jovialidade.

A arquitetura na margem gengival é extremamente importante em pacientes de sorriso alto (sorriso gengival) ou médio. Desarmonias das margens gengivais, indicada correção por meio de técnicas de aumento de coroas clinicas gengivais estéticas.

O restabelecimento do belo não deve ser limitado a uma simples restauração de um elemento dental e sim uma analise criteriosa de todos os elementos que envolvem o indivíduo, a face, os lábios, o sorriso, a disposição dos dentes e a gengiva. Diante das desarmonias faciais, dento gengivais e do sorriso, traçar um planejamento e executar o tratamento estético, envolve diversas áreas com o único objetivo de oferecer ao paciente todas as possibilidades de resolução.

O PLANEJAMENTO ESTÉTICO DIGITAL analisa por meio de exames, modelos de estudo e fotografias fazendo uma leitura das informações básicas representadas por diversos aspectos gerais, reconhecendo as desarmonias estéticas faciais, do sorriso e dento gengivais. Prevendo resultados diante do reconhecimento dos problemas e das possibilidades de resoluções.

Para chegar a um sorriso agradável, uma série de elementos é analisada, de forma individual e conjunta, tornando o resultado simétrico, equilibrado, proporcional e harmônico.

 É uma etapa importantíssima no resultado final do tratamento, visto que oferece previsibilidade de resultados e consequentemente, satisfação profissional/ paciente.

O profissional dentista tem que devolver saúde ao paciente englobando não só a função, mas o equilíbrio biológico e estético. Deve ter conhecimento das regras que levam a resultados satisfatórios e associar essas regras com o bom senso, buscando como resultado a harmonia e naturalidade do sorriso.

O sucesso de qualquer tratamento baseia no diagnostico e no planejamento adequado do caso.

© 2001 | 2020 - Sabrina Santos Odontologia
Todos os direitos reservados

Visite, Curta e Compartilhe

facebook instagram