CRO-GO: 6720

+55 62 4101-3962 | 62 98189-9696

Tratamento de Disfunção na Atm / Especialista em atm Goiania

Reabilitação Oral, uma excelente alternativa para tratamento de Disfunção na ATM / Especialista em atm Goiania

Dores… Não é mais uma falta de solução. Os tratamentos reabilitadores auxiliam na recuperação e bem estar de todos!

A ATM é uma articulação no qual é composta por côndilos mandibulares (cabeça do ramo da mandíbula), posicionada dentro de uma cavidade óssea denominada de temporomandibular, no qual está interligada e em função direta com discos articulares, ligamentos, inervações e músculos.  A mesma permite exercer todos os movimentos bucais, sendo de abertura, fechamento, lateralidade, repouso, fala e mastigação.

Um simples desvio de linha média com certeza tem alterações condilares com consequentes dores articulares e musculares. Corrigir o desvio, reposicionando os côndilos mais centralizados na cavidade articular vulgo ATM, devolvemos o equilíbrio bilateral simultâneo! 

Quando ocorrem problemas em seu funcionamento denominamos de disfunção da ATM (DTM), podendo ocasionar, sensações de cansaço, dores musculares durante a mastigação, desvios e limitações na abertura da boca, estalidos e ou crepitações, dores de cabeça, na face, fronte, ouvidos e pescoço. Tais alterações podem favorecer o bruxismo e/ou briquismo (desgaste e/ou apertamento), trincas e fraturas dos dentes.

As causas da Disfunção são multifatoriais podendo ser isoladas ou em conjunto. Desordens emocionais (estresse), desvios de linha mediana dental, perdas dentárias, má-oclusão, uso de próteses incorretas e ou desgastadas, atrites e artroses da ATM com desgaste no disco articular (disco membranoso que permite o deslocamento do côndilo ou cabeça mandibular durante os movimentos no propósito de diminuir o impacto entre os ossos).

Como solucionar problemas baseados em dores e complicações na ATM?

Deve se ter por parte do paciente a conscientização do caso que, muitas das dores na Atm, são devido a uma oclusão desequilibrada!

Portanto para tal solução temos que resolver o problema da causa e não apenas os sintomas!

​Você reside na cidade e quer contratar um especialista Atm em Goiania ?  Dra. Sabrina Dentista em Goiânia vai resolver o seu problema!

De início os exames radiográficos odontológicos e fotos intra e extrabucais do paciente são fundamentais para avaliação e diagnóstico, mas muitas das vezes necessitamos de complemento como tomografias computadorizadas Cone Bean para as estruturas ósseas locais, e/ ou ressonância magnética do disco, ligamento e músculos da ATM.

Acredita-se que placas mio relaxantes podem melhorar as dores em ATM em goiania, portanto questiono… Será a melhor solução?

Deve salientar que este tipo de artefato muitas das vezes passa a ser um tratamento paliativo, assim como a medicação (anti-inflamatória e relaxante muscular). Temos que considerar que a mesma no geral é de uso noturno, para alivio das tensões oclusais e musculares. Porem durante o dia este objetivo deixa de existir uma vez que o paciente não fará uso do mesmo, podendo os sintomas se intensificar.

A Reabilitação da oclusão é uma excelente indicação de tratamento!

No intuito de equilibrar esta oclusão precisamos devolver as características estruturais e morfológicas dos dentes em sua forma (cúspides trabalho e contenção, sulcos e vertentes, pontos e face de contato dental).

Procurando levantar sua dimensão perdida, por meio de restaurações dentais diretas ou indiretas (laboratoriais), ou desgastando suavemente os dentes em contato prematuros indesejáveis, ou reabilitando áreas dentais ausentes com uso de próteses, coroas e/ou implantes. Consequentemente haverá um reposicionamento mais centralizado dos côndilos mandibulares na cavidade articular ATM goiania, devolvendo o equilíbrio bilateral simultâneo dos mesmos, favorecendo a desprogramação muscular e ligamentar diminuindo o desconforto da dor e permitindo a estabilidade oclusal desejada. Não se preocupe somos especialista em atm goiania

Uso de toxinas do tipo botulínicas como tratamentos complementares de DTMs tem sido considerado um dispositivo interessante.  Tais toxinas favorecem o relaxamento da musculatura, diminuindo sua função tenso ativa, desmemoriando a atividade neuronal do músculo, permitindo a não contratura do mesmo de forma intensa, consequentemente desfavorece a formação de ácido láctico, causador de nódulos inflamatórios gerando dor.

Uma investigação detalhada deve ser feita junto a um profissional qualificado na área de Reabilitação Oral.

O tratamento torna-se multifatorial, de análise, recuperação das estruturas dentais perdidas, ajustes oclusais (enquadrados na Reabilitação Oral), ortodontia, cirurgias buco-maxilo e fisioterapias.

Neste proposito temos que a Reabilitação Oral é um caminho viavelmente adequado!

© 2001 | 2020 - Sabrina Santos Odontologia
Todos os direitos reservados

Visite, Curta e Compartilhe

facebook instagram