CRO-GO: 6720

+55 62 4101-3962 | 62 98189-9696

Reabilitação Oral

Reabilitação Oral

A Reabilitação Oral vai muito além do que se imagina.

Reabilitar hoje é devolver a integridade estrutural perdida pelos dentes, como também, estabilizar por meio de próteses e/ou implantes dentários.

A prótese dentaria é a especialidade que permite a reabilitação oral, restabelecendo as estruturas perdidas, permitindo a devolução da função mastigatória, bem como a fonação, o bem-estar social e um sorriso harmônico Contudo, reintegrar à saúde bucal, devolvendo bem-estar e autoestima ao indivíduo.

Dentes perdidos por cáries, doenças periodontogengivais, e ou por traumas promovem a reabsorção do osso alveolar (osso do remanescente dentário), ocasionando o desiquilíbrio nas arcadas dentarias. Um elemento dental, nunca será recuperado integralmente em suas estruturas anatômicas (polpas, ligamentos, dentina, esmalte). Obviamente com a implantodontia e suas próteses, consegue restabelecer a função, o espaço, e a toda uma condição, permitindo a reintegração real ou mais próxima do elemento perdido.

Os implantes osseointegráveis são indicados mediante a perda de um ou mais elemento dental, ou quando o dente se encontra condenado seja por trinca ou fratura.  Já as próteses sobre implantes têm ajudado a restabelecer 95% da função mastigatória. A reposição da falta de um dente também é um grande recurso para restabelecer o retorno da aparência, inovando a odontologia na recuperação dos dentes perdidos. Tais próteses podem ser unitárias ou múltiplas, fixas ou removíveis, em acrílico, metaloceramica ou em zircônia, apoiadas e ou fixadas por implantes feitos em titânio osseointegraveis, na qual os mesmos suportam cargas dentarias conforme a indicação de cada caso.

As próteses removíveis (Overdentures) são confeccionadas em resinas acrílicas termopolimerizáveis apoiadas nos implantes por meio de sistemas de encaixe macho fêmea podendo ser denominados Sistema ERA, EQUATOR ou LOCATOR. No entanto as próteses fixas, denominadas usualmente de Protocolos, podem ser confeccionadas em resinas acrílicas termo polimerizáveis ou em cerâmicas com tratamento interno em metais ou em zircônia, constituindo com isso resistência a mesma.

Para promover reconstruções dentarias o uso de implantes, enxertos ósseos ou biomateriais (ósseo estimuladores), permitem uma melhor estabilidade dos implantes e qualidade da resolução estética.

Os enxertos ósseos com biomateriais alógenos, associados a enxertos gengivais, esta associação de técnicas e conhecimento, permitem a um profissional qualificado bons requisitos para conduzir a um tratamento correto. Consequentemente, longevidade na vida útil do trabalho, bem como a eficiência de um tratamento reabilitador oral completo e ideal, permitindo um grande ganho ao próprio paciente.

Em conjunto as necessidades, o levantamento de seio maxilar, um procedimento hoje ainda muito usado na implantodontia, traz benefícios em criar áreas de melhor atuação para a colocação dos implantes, proporcionando, espaço e aderência, melhorando a retenção do próprio implante. Tal procedimento pode ser feito de modo traumático, técnicas cirúrgicas simples ou complexas e também atraumático, que de uma forma simples em casos propícios a técnica exigira menos, por conta do procedimento, bem como do paciente. As técnicas dependem muito da quantidade de altura óssea, volume, área a ser implantada e objetivo do caso protético.

Para a reposição de dentes com implantes em uma reabilitação e reconstrução de defeitos anatômicos orais estruturais e funcionais, requer uma análise precisa e cuidadosa. Um diagnóstico correto, com exames adequados, conhecimento de técnica, critérios de execução, devidamente preestabelecidos e aplicados para um tratamento fidelizado em sucessos, obtendo o resultado estético final. Obviamente um profissional muito bem preparado tanto em conhecimento de técnica, como de sua aplicação correta.

Com a odontologia moderna, os implantes dentários colaboram para a correta restauração do ser integral. Reabilitando por completo, devolve a integridade do ser, ao convívio social, bem como permiti a manutenção de sua saúde.

Seja você um verdadeiro cuidador de si mesmo!

© 2001 | 2020 - Sabrina Santos Odontologia
Todos os direitos reservados

Visite, Curta e Compartilhe

facebook instagram